O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Associar as cores com o sinal em LIBRAS
- Ampliar o vocabulário escrito e sinalizado em LIBRAS.
Duração das atividades
3 momentos com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- É importante que o professor já domine um pouco do vocabulário em LIBRAS no que se refere às cores.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor dará início a aula apresentando imagens/vídeos em que as crianças podem visualizar os sinais em LIBRAS no que se refere às cores. Após apresentar as imagens, sugerimos que o professor promova um momento em que as crianças possam experimentar articular as mãos para executar os sinais das cores. Podem, por exemplo, fazer o sinal da cor preferida. É importante, que este material seja afixado em um mural para posterior consulta das crianças.
2º MOMENTO:
O professor dará continuidade a aula, solicitando que as crianças experimentem articular as mãos executando os sinais referentes as cores. É importante que o professor possa promover uma dinâmica de grupo, na qual sorteia-se uma cor e a criança da vez realiza o sinal correspondente.
Uma outra atividade que poderá ser realizada, é uma brincadeira " Na casa certa! ". Para tanto, o professor fará alguns círculos grandes pelo corredor/ pátio da escola com giz e definirá juntamente com as crianças uma cor para cada círculo e na hora do comando - exibição do sinal da cor em um cartaz, as crianças deverão se dirigir para o círculo com a cor correspondente.
3º MOMENTO:
Esta aula poderá ser finalizada com a proposição de atividades escritas, como as que sugerimos logo abaixo. Nessas atividades, as crianças poderão sistematizar o que aprenderam nesta proposta de aula.
O professor dará início a aula apresentando imagens/vídeos em que as crianças podem visualizar os sinais em LIBRAS no que se refere às cores. Após apresentar as imagens, sugerimos que o professor promova um momento em que as crianças possam experimentar articular as mãos para executar os sinais das cores. Podem, por exemplo, fazer o sinal da cor preferida. É importante, que este material seja afixado em um mural para posterior consulta das crianças.
2º MOMENTO:
O professor dará continuidade a aula, solicitando que as crianças experimentem articular as mãos executando os sinais referentes as cores. É importante que o professor possa promover uma dinâmica de grupo, na qual sorteia-se uma cor e a criança da vez realiza o sinal correspondente.
Uma outra atividade que poderá ser realizada, é uma brincadeira " Na casa certa! ". Para tanto, o professor fará alguns círculos grandes pelo corredor/ pátio da escola com giz e definirá juntamente com as crianças uma cor para cada círculo e na hora do comando - exibição do sinal da cor em um cartaz, as crianças deverão se dirigir para o círculo com a cor correspondente.
3º MOMENTO:
Esta aula poderá ser finalizada com a proposição de atividades escritas, como as que sugerimos logo abaixo. Nessas atividades, as crianças poderão sistematizar o que aprenderam nesta proposta de aula.
Avaliação
Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:
- Associar as cores com o sinal em LIBRAS;
- Ampliar o vocabulário escrito e sinalizado em LIBRAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário