Escola
de Ensino Fundamental e Médio “Governador Lindenberg”
Referencial
Pedagógico – Atendimento Educacional Especializado – DEFICIENCIA AUDITIVA
DISCIPLINA: LIBRAS
PROFESSORA: Amanda Caroline Furtado Freitas
PLANO DE ENSINO ANUAL - 2014
1. Organização do atendimento:
Período de atendimento: Fevereiro e Dezembro;
Freqüência: Três vezes por semana;
Tempo de atendimento: Duas horas e 45 minutos por dia (Terça-feira e Quinta-feira)
Quatro horas por dia (Sexta-feira);
Composição do atendimento: Individual e coletivo.
2. Objetivos gerais:
·
Adquirir um trabalho de linguagem que leve o aluno surdo a observar,
perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e seus acontecimentos, interrogando
com seus semelhantes, visando sua integração no contexto social;
·
Estimular o uso da língua de sinais - Libras;
·
Proporcionar situações ao desenvolvimento do portador de surdez, no
processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental, de modo a possibilitar
sua integração e autuação no meio social que está inserido e outros, atreves de
técnicas especiais, oferecendo o conhecimento de acordo com as necessidades
individuais.
3. Objetivos específicos:
·
Conscientizar e oportunizar o aluno portador da surdez a participação em
todas as atividades e trabalhos de classe do ensino regular, na escola e
comunidade;
·
Fornecer materiais didáticos especializados ou adaptados, necessários ao
processo de aprendizagem do aluno surdo;
·
Proporcionar condições para que o aluno surdo desenvolva de forma ampla
e plenamente seu equilíbrio e ritmo; coordenação motora para que desenvolva a
língua de sinais e a língua portuguesa (gramática).
4. Metodologia:
As atividades a serem realizadas pela sala de recursos enfatizarão a
elaboração dos conceitos fundamentais das diferentes áreas de conhecimento
mediante a utilização de um amplo repertório de recursos e/ou instrumentos
adaptados, que possibilitem aos alunos apropriarem-se do conhecimento de maneira
cada vez mais concreta de dentro da realidade dos alunos, sempre utilizando o
lúdico para q aquisição do conhecimento.
5. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:
·
Ficha do nome;
·
Chamadinha;
·
Calendário;
·
Livros de gravuras ( frutas, transportes, animais, alimentos...);
·
Cartazes ( letras e números);
6. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
·
Folhas ofícios, cola, tesoura, lápis comum, lápis cera, canetas,
borracha;
·
Cartolina guache ou papelão;
·
Figuras ou desenhos variados;
·
Livros em Libras;
·
Software que contenham atividades educativas.
·
DVDs e filmes;
·
Jogos de memória;
·
Jogos online;
·
Quebra-cabeças;
·
Caixa surpresa;
7. Conteúdos:
·
Aquisição da linguagem (vocabulário);
·
Exercícios de atenção (jogos);
·
Compreensão da língua de sinais;
·
Estruturação da linguagem (significado e significante);
8. Avaliação:
A avaliação deve diversificada possível, envolvendo métodos que avaliam
a participação cotidiana e a memorização dos conceitos e conteúdos pelos
alunos, em um processo continuo, que não apenas avalia individualmente, mas
também coletivamente.
Sugestões de como organizar as avaliações:
·
Pesquisa trabalha em grupo ou individual;
·
Leitura, interpretação dos textos;
·
Cartazes, gravuras, mapas, maquetes;
·
Palavras cruzadas, história em quadrinhos;
·
Jogos e brincadeiras.
Num trabalho com o aluno portador de surdez, devemos abranger todas as
áreas do desenvolvimento da linguagem para enriquecer suas bases linguísticas a
fim de um melhor desempenho na língua portuguesa, bem como o pessoal e o
social.
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