. Sistemas de Classificação são
estruturas complexas e ainda muito pouco exploradas pelos ouvintes intérpretes
porque dependem de elementos próprios da cultura surda, os quais não são
meramente aprendidos a partir da imitação, como acontece com a maioria dos
sinais. Por isso os ouvintes têm mais dificuldade em reproduzi-los do que os
surdos que o fazem naturalmente ancorados pela sua base cultural natural.
Enfatizando essa
idéia de complexidade, reitero ser este estudo uma mera base estrutural que nos
ajudará a compreender um pouco deste vasto campo de estudo composto pelos
Sistemas de Classificação. Para isto, é válido lembrar que existem algumas
regras que permeiam esta ferramenta valiosíssima da Língua de Sinais. Por
exemplo, as (C.M.) utilizadas para cada objeto ou ação representada.
“D” para
pessoa
“5” para
animal
“C” para
objetos cilíndricos
“1” para
formas geométricas
“B” para
superfícies planas
“Y” para
objetos multiformes e irregulares
“G” para
objetos finos e longos
Sistemas de
Classificação são conjuntos de elementos visuais, entre os quais se podem
encontrar ou definir relações para a visualização da imagem mental. Essa
comunicação não-verbal, a icônica, não fala apenas no plano consciente, mas,
consegue chegar às profundezas do inconsciente.
Baseando-se
em sistemas de classificação, os surdos visualizam uma imagem mental
configurando com as mãos, e retratam a imagem para manter uma comunicação com
mais clareza de detalhes. Os traços essenciais desses sistemas com movimentos e
ritmos de imagens, articulados num ícone apresentam relações análogas para a
comunicação, que é formada a partir de cortes, descrição de um objeto, pedaço
de uma cena ou ação, e as relações de umas com as outras, formando um painel de
mosaicos com fluência e ritmo.
Não há forma
sem significado, nem significado sem forma. Essa semântica, esse significado
peculiar é que retrata tanto a ação como a descrição em estruturas funcionais.
Porém o significado de uma forma depende do repertório, e este é o significado
real da linguagem. Mas, esse repertório varia de pessoa para pessoa, dependendo
da vivência e da cultura de cada um, e a cultura depende da faixa
sócio-econômica em que se situa a pessoa, pois a formação e a informação
dependem de muitos outros fatores.
Os Sistemas
de Classificação nos permite explicar com clareza, frases, palavras, coisas e
situações que não possuem sinal próprio.
A divisão
que apresentamos a seguir é meramente didática, pois os sistemas se interligam
e se intra-relacionam intrinsecamente. Essa tomada de imagens segue certa
sequência que não se pode traduzir palavra por palavra, pois a estrutura da
Língua Portuguesa é diferente da Língua de Sinais.
a) Sistema
Descritivo: Toda e qualquer descrição, poderá valer-se do uso de figuras
geométricas. Esta descrição deverá expor minuciosamente os elementos visuais
(forma, tamanho, textura e se precisar, a cor) e traçar a figura geométrica do
desenho do objeto.
b) Sistema
Específico: Este sistema deve retratar características especiais, com
explicações minuciosas, esmiuçar as particularidades das partes do corpo dos
seres animais. Ex: forma e tamanho dos pelos(comprido, curto arrepiado).
c) Sistema
Funcional: Deverá reproduzir a imagem da ação, a maneira como um corpo ou parte
do corpo age e atua. Esse movimento, configurado com as mãos, deverá retratar o
comportamento e/ou funcionamento de qualquer corpo. Ex: mordida de animais,
movimento dos olhos, trejeitos.
d) Sistema
de Locação: Deverá reproduzir a imagem de como um corpo se relaciona num
determinado lugar, definindo posições, localizações e expressões dessa
correspondência. Ex: sobre a mesa, no ar, no céu, etc.
e) Sistema
Instrumental: Deverá reproduzir a imagem de como se serve, se utiliza alguma
coisa. Ex: vassoura varrendo, gaveta abrindo, abrindo tampa de garrafa ou
vidros, ferramentas.
f) Sistema
de Pluralização: Esse sistema classifica números determinados ou indeterminados
de alguma coisa, pessoa ou animal. Ex: pessoa(s) ou animal(is) indo e vindo.
g) Sistema
de Elementos da Natureza: Reproduz a imagem de elementos que não são sólidos.
Ex: o ar, a fumaça, a água líquida, a chuva, o fogo, a luz etc.
Referências
Bibliográficas: A Imagem do Pensamento - Editora Escala
INES
Nenhum comentário:
Postar um comentário