Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos
Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA - 2009 |
1 - Apresentação
Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
- Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
- Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
3 - Objetivos Específicos
- Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
- Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
- Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
- Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
- Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
- Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
- Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
LEITURA E ESCRITA
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Emprego adequado de letras;
- Montagem de palavras, sentenças e textos;
- Identificação de idéias básica do texto;
- Sílabas, fonemas e grafemos;
- Produção de textos;
- Interpretação de texto;
- Comparação e diferenciação de escritas diversas;
- Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
- Identificar poesia, propaganda e textos;
- Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
- Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
- Relato de filmes, reportagens e causos;
- Mímica, dança e atividades lúdica;
- Localização e identificação de rimas;
- Leitura e análise de texto informativo e poético;
- Verbalização de opiniões e comentários.
GRAMÁTICA
- Ortografia;
- Partição Silábica;
- Tonicidade;
- Ordem alfabética;
- Alfabeto móvel;
- Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
- Palavras etc;
- Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
- Quadras e poesias;
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
METODOLOGIA
- Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
- O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
- Leitura de diversos tipos de textos;
- A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
- Textos informativos, expositivos e prescritivos.
- Ortografia;
- Achar palavras dentro de outra;
- Ilustrar poemas e dramatiza – los;
- Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
- O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
- Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
- Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
- Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
- Distinção entre vogal e consoante.
- Identificação de versos e estrofes;
- Localização e identificação de rima;
- Atividades que envolvam classes de palavras.
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