Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos
Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA - 2009 |
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
- Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
- Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
5 – Objetivos Específicos
- Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
- Ler e registrar quantias.
- Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
- Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
- Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
- Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
- Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
- Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
- Promover cálculo mental e estimativo.
- Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
- Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
- Estabelecer relações entre as operações.
- Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
- Trabalhar conjuntos.
- Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
METODOLOGIA
- Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
- Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
- Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
- Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
- Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
- Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
- Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
- Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
- Utilizar o livro didático com suas atividades.
- Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
- Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
- por extenso.
- Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
6 – Objetivos Gerais
- Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
- Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
- Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
- Conhecer a formação do povo brasileiro;
- Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
7 – Objetivos Específicos
- Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
- Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
- Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
- Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
- Compreender as leis que regem o país;
- Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
- Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
- Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
- Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
- Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
METODOLOGIA
- Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
- Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
- Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
- Uso da biblioteca para pesquisa;
- Uso do quadro e caderno;
- Trabalhar com palestras e debates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário