Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos
Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA - 2009 |
CIÊNCIAS
8 - Objetivos Gerais
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.
9 – Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa..
- Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
10 – Objetivo Geral
- Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
11 – Objetivos Específicos
- Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
- Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
- Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
- Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
- Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
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