quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A B C em Libras


No Brasil existem dois idiomas, o Português e a Libras. As duas são muito parecidas. Quase iguais, na verdade. A grande diferença é que uma usa o som para comunicar e a outra, as mãos. 
A Libras, Língua Brasileira de Sinais, tem sua origem na língua de sinais francesa. Mas ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias, onde cada país tem a sua.

ABC em Libras apresenta uma proposta inédita para promover a inclusão na sala de aula: alfabetizar, ao mesmo tempo, surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua Portuguesa. Em cada página, um objeto é apresentado no alfabeto romano e no dactilológico, e também no sinal em Libras, com a devida explicação dos movimentos gestuais e faciais. Da experiência do trabalho com alunos portadores de deficiência auditiva e da capacitação de professores bilíngues (Libras-Português), as autoras mostram um caminho para a acessibilidade à educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Dia dos Namorados em Libras.