1) Prova objetiva –
assistir vídeo, escolher alternativa na prova escrita e marcar folha de resposta:
2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013
2) História da
educação de surdos no Brasil e no mundo.
3) Datilologia
4) Configuração de
mãos.
5) Classificadores.
6) Educação
bilíngue para surdos.
7) Comunicação com
surdos
8) Interprete de
LIBRAS
9) Cultura Surda
10) Cinco parâmetros
11) Números
12) Sinais compostos
13) Negação em
LIBRAS
14) Lei nº 10.098 de
19 de dezembro de 2000.
·
15. Decreto nº 5.296, de 02 de
dezembro de 2004.
15) Esta portaria obriga as escolas a
manter um intérprete em sala de aula no ensino superior. Portaria
nº 1679 de 02 de dezembro de 1990
16) Estatuto da
Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990.
·
18. Fundador de Feneis:
17) Em 1977 foi
fundada a Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos
- Feneida. Entretanto a representatividade dos surdos estava comprometida, pois
a nova entidade era composta apenas por pessoas ouvintes.
18)
Em 16 de maio de 1987, em Assembleia Geral, a nova diretoria
reestruturou o estatuto da instituição, que passou a se chamar Federação Nacional
de Educação e Integração dos Surdos - Feneis.
·
19. Fundador de CDBS:
19) 1994 - Foi fundada a CBDS, Confederação
Brasileira de desportos de Surdos, em São Paulo – Brasil.
20)
1996 - Lei
Municipal N° 7.857 (30/09/1996) – Porto Alegre. A Câmara Municipal de Porto
Alegre aprovou a lei e a língua de sinais oficializada.
21)
1999 - Lei Estadual N° 11.405
(31/12/1999) – Rio Grande do Sul. O governo do Estado do Rio Grande do Sul
aprovou essa lei que reconhece a Libras como meio de comunicação para os
surdos.
22)
2002 - Lei Federal N° 10.436
(24/04/2002) – Brasil. Essa lei oficializou a Libras no Brasil.
23)
2005 – Decreto nº 5.626 de 22 de
dezembro, Libras é Língua Brasileira de Sinais.
24)
2006 – Curso de Graduação em
Letras/libras, com a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina e
com a participação de 9 (nove) pólos, situados em diferentes estados
brasileiros.
25)
2008 – Curso de graduação em
Letras/Libras, licenciatura e bacharelado, coordenado pela Universidade Federal
de Santa Catarina, sendo a UFRGS em Porto Alegre, um dos pólos. No total
há 15 pólos, em diferentes cidades brasileiras.
·
Fundador do INES:
26) No Império de D. Pedro
II, em 1857, o professor francês Hernest Huet veio para o Brasil fundar a
primeira escola para meninos surdos de nosso país, a Imperial Instituto de
Surdos Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
·
27. Lei de Interprete de LIBRAS:
27) Lei nº 12.319 de
1 de setembro de 2010
28) A lei que dez anos
atrás reconheceu a língua de sinais no Brasil
serviu de alicerce para uma série de políticas públicas.
29)
O mesmo decreto de 2005 estabeleceu
que os cursos de formação de professores (pedagogia,
letras, matemática etc.) e os de fonoaudiologia, tanto públicos
quanto privados, devem incluir lições de Libras em suas
grades curriculares.
30)
Movimento de setembro azul:
31) O Setembro Azul pode ser
entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional
na defesa das escolas bilíngüe para surdos, o Setembro Azul é um
movimento social motivada por uma critica à atual política de educação especial
que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os Surdos em
escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais.
32)
Ocorreram dois eventos que motivaram o
movimento que são o “equivoco na elaboração do Plano Nacional de Educação
pelo CONAE” e o “Risco de Fechamento do INES”, resultaram em uma mobilização
nacional de caravanas que se encontraram em Brasília entre os dias 19 e 20 de
maio de 2011, e foi no mesmo tempo que a FENEIS elaborou a carta na qual se
mostrava favorável à Educação Bilíngüe para os Surdos e uma critica forte à
dita inclusão escolar solicitando uma equiparação entre Educação de Surdos e a
Educação Indígena.
http://www.prolibras.ufsc.br
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