quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

LIBRAS, que língua é essa?


Descrição:

Ainda é preciso insistir no fato de que a LIBRAS é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.

O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo.

O leitor encontrará aqui um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade. O que se espera é poder chegar a um novo olhar, a uma nova forma de narrar a(s) realidade(s) surda(s).

Dada a amplitude das preocupações aqui delineadas, o livro pode alcançar diferentes públicos: surdos, ouvintes, leigos, profissionais da surdez, estudantes, professores ou simplesmente curiosos.

Sobre o autor:

Audrei Gesser é mestra em letras/inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a dissertação Teaching and Learning Brazilian Sign Language as a Foreign Language: A Microethnographic Description. É doutora em linguística aplicada na área de educação bilíngue pela UNICAMP, com a tese Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a libras. Foi pesquisadora visitante na Gallaudet University, Estados Unidos, em 2004, com bolsa de estudos concedida pela CAPES. Tem interesse em questões de ensino e aprendizagem de línguas orais e de sinais como L2/LE, formação de professores, e em discussões voltadas para contextos sociolinguisticamente complexos de minorias bi/multilíngues e bi/multiculturais. Em suas pesquisas tem procurado visibilizar e refletir a relação dos ouvintes com o surdo, a surdez e a língua de sinais. Atuou no curso letras/libras em EaD como autora de material didático e professora das disciplinas de linguística aplicada ao ensino de línguas e metodologia de ensino de libras como L2. Foi também tutora da turma de bacharelado letras/libras no polo UNICAMP, voltado para a formação de intérpretes e tradutores. Trabalhou na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde ministrou as disciplinas de língua inglesa e linguística aplicada. Atual­mente é professora adjunta do Departamento de Artes e Libras (DALi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no curso presencial letras/libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Dia dos Namorados em Libras.