Plano de aula - meios de transporte em Libras
Objetivos:
· Conhecer os meios de transporte
aquático, terrestre e aéreo e saber diferenciá-los.
· Conhecer o novo código de trânsito
· Desenvolver a consciência da criança no
trânsito
· Identificar as cores do sinal e o
significado de cada uma
· Reconhecer a importância da faixa de
pedestre
· Identificar as placa de sinalização como
o PARE
· Desenvolver a imaginação e a
criatividade
· Desenvolver a coordenação motora
· Desenvolver a socialização
· Conhecer os animais usados como meio de
transporte
· Conhecer os meios de transporte público
como o ônibus
Estratégia:
Promover rodas de conversas
sobre os meios de transporte existentes. Diferenciar os meios de transporte
motorizados, dos animais que servem de transporte.
Através das fichas vamos
separar os meios de transporte usados na água (aquáticos), no ar (aéreo) e no chão (terrestre). Fazer recortes,
desenhos, origamis e sucatas destes transportes.
Faremos pesquisas com a
participação dos pais sobre os transportes e depois analizaremos: o mais
rápido, o maior, o menor, etc.
Depois faremos um mural onde as crianças
montarão com o que trouxeram de casa.
Trabalhar o trânsito através de
dramatizações, onde os alunos criarão ruas, faróis, faixas de pedestres no
pátio da escola.
Aprenderemos as normas do
trânsito como observar os faróis, passar na faixa de pedestre, colocar cinto de
segurança, não correr com o carro, não colocar o braço para fora da janela,
etc...
Construir um semáforo com
sucata.
Fazer o livrinho do trânsito
com recadinhos e desenhos feitos pelas crianças.
Conhecer alguns sinais como
PARE, NÃO ESTACIONE, etc.
Trabalhar versos como:
- “não é um motorista legal, quem
bebe e sai dirigindo na maior cara de pau”.
Promover interpretações e desenhos.
Em matemática trabalhar
quantidade e adição usando desenhos sobre o tema. Ensaiar músicas onde as
mensagens são de alerta aos riscos do trânsito.
Avaliação:
Será avaliado a
criatividade, a socialização e a participação juntamente com as atividades
desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário