quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Livro O Ouvinte e a surdez

O Ouvinte e a surdez - sobre ensinar e aprender a LIBRAS


Descrição:


O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez… Mútuo desconhecimento! Do ouvinte — que convive com um mundo que desconhece — e da surdez — que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige dedicação e envolvimento. As razões que nos levam a entrar em contato com o universo surdo podem ser de ordem prática, profissional, intelectual ou sentimental. Fazer o movimento de aprender a libras é uma bela forma de experimentar outras relações e de construir outras identidades. Há um provérbio que diz que se vive uma nova vida a cada nova língua que se fala: se você sabe somente uma língua, você vive somente uma vez… Então, permita-se viver usando as mãos e abrindo os olhos para esse aprendizado e para esse mundo visual. Para compreender o cenário pedagógico de ensino de língua minoritária, é de grande valia saber quem é o professor surdo que se engaja em práticas sociais voltadas para o ensino da libras. Seriam suas histórias de formação e de oportunidades as mesmas de um professor de línguas orais prestigiadas? Quais desafios e barreiras esses professores surdos precisam enfrentar? Quais suas angústias? O que está em jogo no ensino? Em suma, o que os alunos ouvintes deveriam saber para entender a atmosfera de ensino na perspectiva e segundo a subjetividade do professor?

Sobre o autor:

Audrei Gesser é mestra em letras/inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a dissertação Teaching and Learning Brazilian Sign Language as a Foreign Language: A Microethnographic Description. É doutora em linguística aplicada na área de educação bilíngue pela UNICAMP, com a tese Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a libras. Foi pesquisadora visitante na Gallaudet University, Estados Unidos, em 2004, com bolsa de estudos concedida pela CAPES. Tem interesse em questões de ensino e aprendizagem de línguas orais e de sinais como L2/LE, formação de professores, e em discussões voltadas para contextos sociolinguisticamente complexos de minorias bi/multilíngues e bi/multiculturais. Em suas pesquisas tem procurado visibilizar e refletir a relação dos ouvintes com o surdo, a surdez e a língua de sinais. Atuou no curso letras/libras em EaD como autora de material didático e professora das disciplinas de linguística aplicada ao ensino de línguas e metodologia de ensino de libras como L2. Foi também tutora da turma de bacharelado letras/libras no polo UNICAMP, voltado para a formação de intérpretes e tradutores. Trabalhou na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde ministrou as disciplinas de língua inglesa e linguística aplicada. Atual­mente é professora adjunta do Departamento de Artes e Libras (DALi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no curso presencial letras/libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CALENDÁRIO DATAS COMEMORATIVAS DE 2025 EM LIBRAS

🚨   PROMOÇÃO 3,00 🚨 CALENDÁRIO DATAS COMEMORATIVAS DE 2025 Calendário de Datas Comemorativas de 2025 em Libras, ideal para ser utilizado n...