quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jornal Visual em Libras

TV Brasil Jornal Visual é muito bom!


Com informações da TV Brasil
Criado há dois anos, o Jornal Visual é o primeiro telejornal diário criado para levar informação à comunidade de Surdos, estimada em 5 milhões de brasileiros. O primeiro programa foi ao ar em 23 de fevereiro de 2011. Nele, reportagens sobre a inclusão do Surdo, assuntos de seu universo; notícias principais do Brasil e do Mundo são traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais. Além de cumprir o papel de informar, o programa tornou-se uma referência para a comunidade de Surdos.
 
Todas os programas exibidos podem ser consultados e assistidos no site da TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Para consultar os programas já exibidos, clique aqui.
 
No programa que foi ao ar na sexta-feira, 15 de março, a médica fisiatra Izabel Maior foi entrevistada pelo Jornal Visual.  Assista ao programa, clicando aqui.
 
O Jornal Visual é apresentado por Claudia Jacob e David Tapajós. Claudia também é a editora do jornal. Jornalista e psicopedagoga, ela foi casada com um deficiente auditivo, com quem teve um filho e com quem fala através da Libras. Claudia trabalhou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com pesquisa na área de educação bilingue, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com crianças surdas de 2 a 7 anos. Ela entrou para a TV Brasil em 1993, por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), onde coordenava o setor de intérprete. 
 
David Tapajós começou sua carreira aos 18 anos, como locutor da Rádio Nacional, quando ainda cursava jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF). Passou pela Rádio Globo, Rádio MEC, Roquette-Pinto, Manchete, Del Rey e Estácio. A primeira oportunidade no telejornalismo surgiu na TV Record, onde atuou como locutor. Dentro da Associação Educativa Roquette-Pinto, apresentou o programa Em 4 Tempos, ao lado do radialista Francisco Barbosa. Depois disso, transferiu-se para a TVE e passou a integrar a equipe de jornalismo da emissora. Ao mesmo tempo, trabalhou também no canal por assinatura GNT, onde apresentou o jornal Mundo Hoje, ao lado de Cláudia Pfeiffer. Em 2002, deixou o GNT e em seguida assumiu a bancada do Edição Nacional, na TVE.
 
Com quase 30 anos de experiência em hard news, Tapajós encarou como uma surpresa positiva o convite para apresentar ao lado de Claudia Jacob o Jornal Visual. O jornalista se diz honrado em participar de um programa com proposta pioneira e agradece o retorno do público do jornal, na sua opinião um grupo sedento por cultura e informação. Cativado pela área da inclusão social, Tapajós planeja produzir audiolivros para pessoas com deficiência visual.
 
Sobre a TV Brasil
Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.
 
A TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Dia dos Namorados em Libras.